top of page

Manteiga Ghee, o ouro líquido do Ayurveda

  • vivianeokama
  • 31 de mai. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de jun.


Manteiga ghee no pote e manteiga ghee na colher de cobre

Foto: Pinterest - Ghee


Usado há milhares de anos na culinária e como remédio em muitos tratamentos, ele é um dos óleos mais importantes do Ayurveda (medicina indiana).


Ghee é um óleo puro feito a partir da manteiga. No Ayurveda ele é chamado de “ouro líquido” por suas propriedades: nutritivo, rejuvenescedor, melhora a memória, aumenta a vitalidade, entre outros benefícios.

A manteiga é aquecida lentamente e no processo as impurezas, a água, a caseína e a lactose se desprendem da gordura formando uma espuma branca. A espuma branca é retirada e o resultado é um óleo puro de cor amarelo âmbar (líquido dourado).


Principais benefícios do Ghee:

  • Aumenta a vitalidade e fortalece a imunidade

  • Eleva a energia vital do corpo e da mente (Ojas)

  • Atua como rejuvenescedor natural (rasayana)

  • Fortalece o cérebro e o sistema nervoso

  • Estimula a memória, a inteligência e a clareza mental

  • Melhora a digestão, fortalecendo o fogo digestivo (agni)

  • Alivia a prisão de ventre e facilita a evacuação

  • Auxilia na eliminação de toxinas (ama)

  • Melhora a qualidade do sêmen e da fertilidade

  • Nutre e lubrifica todos os tecidos do corpo (dhatus)

  • Equilibra a mente e promove emoções positivas (sattva)

  • Beneficia olhos, pele e mucosas, como o nariz

  • Acelera a cicatrização de feridas e lesões


Como usar o Ghee?


- Você pode substituir facilmente a manteiga comum pelo Ghee, passando no pão e usando nas receitas também.


- Refogue seus alimentos com Ghee. Ele tem o ponto de fumaça alto, isso significa que ele é resistente a altas temperaturas.


- Ele é ótimo para finalizar alguns pratos como kitchari, sopa e mingau, por exemplo. Na hora de servir, coloque uma colher de chá do Ghee no prato.


- Leite morno com especiarias (canela e cúrcuma) e uma colher de chá de Ghee é muito gostoso antes de dormir. Ajuda na qualidade do sono e na prisão de ventre.


- Aplique uma gota de Ghee em cada olho e em cada narina pela manhã em jejum. Estas são algumas das rotinas de limpeza dos sentidos ensinadas no Ayurveda. Dica: separar um pote pequeno só para as rotinas para evitar contaminação.


- Use o Ghee para hidratar os lábios quando eles estiverem muito ressecados.


- Tire a maquiagem dos olhos com um pouco de Ghee.


O Ghee também é utilizado em algumas terapias corporais nos tratamentos do Ayurveda. Em alguns casos as massagens são feitas com Ghee. Existe também uma terapia chamada netra basti, indicada para restaurar e revitalizar os olhos. Nesta terapia o Ghee fica em contato direto com os olhos por aproximadamente 20 minutos.

Manteiga Ghee no pote de vidro

Foto: Pinterest - Ghee


Como fazer o Ghee em casa?


Quando comecei a estudar Ayurveda eu só comprava o Ghee pronto. Demorei para criar coragem e fazer o Ghee em casa. Eu vou ensinar a maneira que aprendi, existem outras.


- Escolha uma manteiga de boa qualidade sem sal, ideal é uma manteiga orgânica.

- Use uma panela que não solte toxinas. Pode ser de cerâmica, de vidro, de inox ou outra. Evite usar as de alumínio e as antiaderentes.

- Coloque a manteiga para derreter em fogo baixo (2 tabletes mais ou menos).

- Observe a espuma branca subir.

- Desligue o fogo quando formar um líquido amarelo dourado.

- Teste para acertar o ponto: pingue uma ou duas gotas de água e observe se faz um som crepitante.

- Espere esfriar um pouco.

- Passe o líquido para uma vasilha com bico para facilitar.

- Coe o líquido usando um coador de pano feito de voil ou outro tecido fino (aqueles usados para fazer “leite” vegetal são ótimo).

- Coloque em um frasco de vidro limpo.

- Não precisa de refrigeração para armazenar.


A dica é fazer com calma, ficar perto e observar bem para acertar o ponto. Nas primeiras vezes que eu fiz, fiquei com medo de passar do ponto e desliguei o fogo antes. O resultado foi um Ghee mais esbranquiçado. Aos poucos fui observando e pegando o jeito de acertar o ponto.


Se você tiver intolerância à lactose ou alergia a caseína é melhor optar pela versão industrializada, mas sempre consulte seu médico antes de consumir.


Informações do Ghee para quem estuda Ayurveda


Sabor: doce

Potência: fria

Efeito pós-digestivo: doce

Doshas: bom para os três doshas. Pacifica Vata e Pitta e, se usado em excesso, aumenta Kapha.


De uma forma geral, pessoas com constituição Vata são as que mais precisam consumir Ghee e outros óleos. Pessoas com constituição Kapha são as que menos precisam em seu dia-a-dia.


Manteiga Ghee no pote e colher

Foto: Pinterest - Ghee


O que faz o Ghee ser tão especial?


Ele tem um efeito que não pode ser explicado racionalmente, no Ayurveda chamamos esta característica de Prabhav. Ele melhora o poder de digestão (agni), apesar de ser um óleo. Normalmente todos os óleos diminuem o poder de digestão e o Ghee tem uma ação na digestão que foge da regra e padrões dos óleos.


Sozinho o Ghee já é muito especial e quando ele é misturado com algumas ervas ele tem o poder de conduzir as propriedades medicinais destas ervas para os tecidos.

Quem já fez os tratamentos de purificações profundas do Ayurveda (Panchakarma) deve se lembrar de ter tomado o Ghee medicado com Panchatikta, Panchatikta Ghrita. Outros exemplos de Ghee medicado: Shatavari Ghrita, Brahmi Ghrita e Triphala Ghrita.


Outras versões do Ghee:


Shata Dhauta Ghrita: É o Ghee lavado 100 vezes por 10 dias consecutivos (10 vezes por dia) com água mineral em um tacho de cobre ao som de mantras. O resultado é um creme nutritivo, regenerador e cicatrizante. É um potente hidratante natural anti-rugas que pode ser usado no rosto e no corpo. Também é usado em alguns problemas de pele como nos casos de sensação de ardor na pele, rosácea, queimadura e outros.


Ghee envelhecido: Ele ganha qualidades ao passar dos anos se tornando um poderoso remédio. Ghee envelhecido por 100 anos é o mais especial. Dependendo da idade ele recebe um nome; se tiver mais de 10 anos se chama Purana Ghrita, por exemplo.


Minha relação com o Ghee não foi amor à primeira vista, eu estranhei o cheiro e o sabor. Sabendo de todos seus benefícios, fui consumindo aos poucos, meu paladar e meu corpo foram mudando e, para minha surpresa, hoje sou apaixonada pelo Ghee :)


Nenhum post/texto substitui uma consulta com uma (um) terapeuta ou médica (o). Cada pessoa é única e necessita de quantidades e maneiras diferentes de usar o Ghee.


Referências:

- Charaka Samhita Volume 1 - versão online https://www.ayurveda.com.br/textos/agnivesa_charaka_samhita_1.pdf

- Lad V. Ayurveda; The complete book of Ayurvedic Home Remedies. New York; 1998.

- Lad V. Ayurveda; A ciência da autocura: um guia prático. 3. ed. São Paulo: Ground; 2012.

- Ensinamentos orais nas aulas do curso de Formação em Ayurveda da Clínica Dhanvantari














bottom of page